segunda-feira, 20 de junho de 2011

ATÉ ONDE A TIMIDEZ É UM PROBLEMA

É papel do professor ajudar as crianças tímidas, para que não sofram em situações nas quais os coleguinhas tiram de letra.
Enquanto todas as crianças brincam e se divertem na hora do recreio, ela fica isolada num cantinho. Na sala de aula quase não fala e participa pouco das atividades e, quando se sente exposta, transpira, gagueja, fica com os batimentos acelerados, entre outras alterações físicas. Essa criança não tem problema algum, ela é apenas tímida. “A timidez é uma característica da personalidade, como tantas outras”, explica Selma Maria Sabino Braga de Melo, psicopedagoga e diretora do Colégio Savioli.
Mas se for exagerada e frequente, a timidez pode atrapalhar (e muito) a vida da criança, adolescente ou adulto, pois faz com que eles não se exponham e não tirem suas dúvidas com medo de falar besteira, por exemplo. As especialistas consultadas para essa reportagem concordam que a ajuda do professor é fundamental para que essas crianças aprendam a lidar com a timidez. Quézia Bombonatto, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), faz uma comparação para explicar a importância do professor. “Em uma estrada, sabemos que estamos no caminho certo pelas placas que vão aparecendo. A timidez é uma característica que dependerá das placas que a pessoa encontrar ao longo da vida. E na escola é o professor quem mostra as placas.”

A criança tímida:
É insegura e tem baixa autoestima; Fica isolada do resto da turma; Não tem amigos (ou tem poucos); Não participa das atividades; Não interage com os coleguinhas; Não se expõe; Observa mais do que fala.
Quando se sente exposto, o tímido geralmente:
Fica com a mão gelada; Sua; Sente frio na barriga; Sente dor e sofre; Fica com os batimentos cardíacos acelerados; Fica angustiado; Gagueja.
                                           
Dica de livro:
A Timidez
Nesse livro, a timidez é considerada uma variante absolutamente normal da condição humana e tem forte valor de sobrevivência em certas circunstâncias. A autora levanta três elementos que interferem na timidez: o indivíduo, o ambiente e os processos de mediação indivíduo ambiente, que podem ser resumidos pelo conceito de adaptação à cultura a que ele pertence.
Autora: Giovanna Axia
Editora: Edições Loyola
Onde encontrar:
www.loyola.com.br
O que o professor deve fazer:
Ter paciência;
Criar vínculo com os alunos;
Observar o comportamento dos alunos para saber suas limitações;
Convidar a criança tímida a participar das atividades, mas não insistir se perceber que ela está sofrendo. É importante que ela sinta que faz parte do grupo;
Promover a integração da criança no grupo;
Elevar a autoestima do aluno com frases de incentivo e elogios. Por exemplo: “Que legal o seu desenho”;
Propor atividades em dupla. Assim, os parceiros têm oportunidade de conversar e criar vínculos. Atenção: o professor é que deve formar as duplas, pois pode acontecer de as crianças mais tímidas não serem escolhidas e, assim, se sentirem rejeitadas;
Conduzir as atividades de forma que a turma não perceba que algumas crianças têm dificuldade para participar e se expressar;
Conversar com a turma sobre as diferenças. Explique que cada pessoa é de um jeito e que não é preciso falar o tempo todo para ser legal;
Orientar os pais a convidar um coleguinha do filho para brincar em sua casa. Às vezes, em casa, a criança tímida consegue se soltar mais.
E o que o professor NÃO deve fazer:
Insistir para que uma criança fale ou participe de uma atividade;
Expor o aluno, por exemplo, pedindo para ler em voz alta ou escrever/desenhar na lousa.


Por Mariana de Viveiros

"É comum a criança tímida ser esquecida pelo professor e pela turma, pois diferentemente da hiperativa, ela não atrapalha."
 

Um comentário:

  1. a timidez pode ser um grande problema na vida adulta, então a solução é quebrar este paradigma na infancia ou ao menos diminuir este impacto nas crianças.

    ResponderExcluir