Nesta postagem pensei em falar um pouco sobre alguns pensadores, iniciando por Jean Piaget, para entender um pouquinho como ele pensava.
Jean Piaget (1896-1980) foi o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século XX. Ele foi biólogo e dedicou a vida a submeter a observação científica rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano, particularmente a criança.
Segundo Piaget, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o inicio da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida. suas descobertas tiveram grande impacto na pedagogia, mas de certa forma, demonstraram que a transmissão de conhecimento é uma possibilidade limitada. Por um lado, não se pode fazer uma criança aprender o que ainda não tem condições de absorver. Por outro, mesmo tendo essas condições, não vai se interessar, a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termos cognitivos.
Isso porque para o cientista suíço, o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz - um mecanismo que outros pensadores, antes dele, já haviam intuido, mas que ele submeteu a comprovação na prática. Vem de Piaget a idéia de que o aprendizado é construído pelo aluno e é sua teoria que inaugura a corrente construtivista.
Assimilação e acomodação
Com Piaget, ficou claro que as crianças não raciocinam como os adultos e apenas gradualmente, se inserem nas regras, valores e símbolos da maturidade psicológica. Essa inserção se dá mediante dois mecanismos: assimilação e acomodação.
O primeiro consiste em incorporar objetos do mundo interior a esquemas mentais préexistentes. Por exemplo: a criança que tem a idéia mental de uma ave como animal voador, com penas e asas, ao observar um avestruz vai tentar assimilá-lo a um esquema que não corresponde totalmente ao conhecido. Já a acomodação se refere a modificações dos sistemas de assimilação por influência do mundo externo. Assim, depois de aprender que um avestruz não voa, a criança vai adaptar seu conceito "geral" de ave para incluir as que não voam.
Segundo Piaget, há quatro estágios básicos de desenvolvimento cognitivo:
- estágio sensório motor;
- estágio pré-operatório;
- operações concretas e
- operações formais.
A estes estágios, brevemente serão especificados neste blog.
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