sexta-feira, 3 de junho de 2011

PRATICA MENTAL

A pratica mental ou o treino mental é uma atividade que auxilia a criança a realizar pensar no movimento antes da execução do mesmo, isto no esporte ou na escola, depois de imaginar o movimento quando a criança for faze-lo ficará mais facil pelo fato de já ter vivenciando.
                                      


O treino mental é uma técnica utilizada para efetuar mudanças no comportamento e auxiliar o processo de aprendizagem. Ele corresponde à recapitulação cognitiva de uma habilidade física na ausência de movimentos físicos explícitos. É entendido como o pensar ou o imaginar certos aspectos da habilidade que se está aprendendo, sem envolvimento em qualquer movimento real.
 O treinamento mental sendo originário da psicologia cognitivista, busca influenciar os pensamentos e as representações mentais dos atletas objetivando a melhoria da sua performance. No que diz respeito à aprendizagem de habilidades motoras segundo Magill (1998) a primeira etapa da aprendizagem motora envolve um alto grau de atividade cognitiva e muito dessa atividade está relacionada à questão sobre o que fazer com essa nova tarefa, assim o treinamento mental pode ajudar nas respostas referentes à performance sem a pressão que acompanha o desempenho físico da habilidade, além de ser benéfico na consolidação das estratégias e na correção de erros nas etapas finais da aprendizagem, que seriam as fases associativa e autônoma.
É um trabalho dirigido ao condicionamento tanto da mente que pensa quanto da mente que sente, é parte do Treinamento de Capacidades Psíquicas, utilizado principalmente para incrementar a capacidade da criança e se baseia no princípio de que podemos exercer domínio maior dos nossos pensamentos, dos sentimentos e conseqüentemente, do nosso comportamento (FLEURY,1998).

Um comentário:

  1. Convite a todos, se você gostou deste post ajude o autor na sua motivação... quanto mais comentários melhor!!! Enche os olhos e o cara cria mais e mais... abraços! Moa

    ResponderExcluir