quinta-feira, 26 de maio de 2011

EDUCAÇÃO PSICOMOTORA PARA BEBÊS

"O corpo é o primeiro lugar onde a mão do adulto marca a criança, ele é o primeiro espaço onde se impõem os limites sociais e psicológicos que foram dados a sua conduta, ele é o emblema onde a cultura vem inscrever seus signos como também seus brasões “
Vigarello                                     

                                                                                                                                            
A Educação Psicomotora inicialmente deve contemplar o eixo transversal dos currículos de
creche/berçário, ou seja, é o tema principal para o desenvolvimento do bebê, o objetivo não é
acelerar os marcos do desenvolvimento (sorriso, sentar, ficar de pé e andar), cada bebê tem
seu ritmo próprio, que deve ser respeitado. O fundamental no bebê saudável e fora do grupo
de risco é desenvolver de maneira espontânea uma boa organização corporal e relacional para que se desenvolva com eficiência segurança e harmonia.
Desde a entrada do bebê na instituição até a sua saída, todos os profissionais devem estar
aptos para entender e atender este bebê e sua família, a educação psicomotora deve atingir
todos os gestos do dia-a-dia do bebê no berçário: o modo de recebê-lo, carregá-lo, trocá-lo,
dar-lhe banho, alimentá-lo, hora do sono, sociabilidade, comunicados aos pais todos os
momentos são essenciais nesta fase.
É importante sempre falar com o bebê mamanhez, contando-lhe o que se vai fazer, dando-
lhe reforços positivos, mantendo contato olho-a-olho, não bloqueando seus gestos
espontâneos e deixando-o explorar e descobrir o seu próprio corpo. Fundamental instigar os
sentidos: tato, audição, visão, olfato e paladar e atentar ao que se faz e se fala próximo ao
bebê. Vale destacar, que há uma distância imensa entre a expressão e a compreensão dos
bebês: muito antes de aprenderem a falar, eles captam o que se passa no ambiente. E,
evidentemente, deve-se facilitar a organização da coordenação motora.
Wallon, afirma que a motricidade é a primeira forma de expressão emocional e de
comportamento do ser humano, é o movimento que regula o aparecimento e o
desenvolvimento das formações mentais, sendo a motricidade um instrumento privilegiado da
vida psíquica. Ele também salienta a importância do aspecto afetivo como anterior a qualquer
tipo de comportamento, desta forma o processo de evolução da criança está relacionado à
motricidade, a afetividade e a inteligência. ( Janice Cabral Falcão, Educação Psicomotora para bebês).
A criança precisa movimentar-se, para desenvolver sua afetividade, sua inteligencia, seu repertório motor e sua autonomia, sendo assim formando um adulto bem equilibrado.



 
 

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