quinta-feira, 26 de maio de 2011

A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS LIVRES NA EDUCAÇÃO INFANTIL


                

Brincar livremente é essencial para o desenvolvimento infantil. Porém, muitos pais não têm essa noção e ocupam todo o tempo dos filhos com aulas de judô, balé, futebol, ginástica, deixando de lado o momento de brincar. “Aulas variadas também são importantes, mas não se pode menosprezar a contribuição das brincadeiras livres nem na escola nem em casa”, explica Roseli Mônaco, psicóloga e educadora do Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos (Labrimp) da Faculdade de Educação da USP. Quando é oferecido para um grupo de crianças um espaço com brinquedos e cenários, onde elas podem recriar episódios de vida, a capacidade imaginativa está sendo mais estimulada do que em brincadeiras com regras fixas. Misturando fantasia e realidade, elas constroem sua identidade e personalidade.
Do início de 93 ao final de 97, os educadores do Labrimp observaram o comportamento que crianças de 3 a 6 anos tinham na brinquedoteca. Algumas estavam tão acostumadas a ter orientação para tudo que demoravam a ficar à vontade quando lhes diziam: podem brincar. “Observamos que a maioria dos episódios criados pelas crianças eram curtos e com um número reduzido de temas. Geralmente, as meninas brincam de casinha e os meninos, de luta, seja entre policial e bandido ou entre super-heróis”, conta Roseli. Segundo a psicóloga, as poucas experiências em ambientes diferentes, como parques, circos, zoológicos, são alguns dos fatores que influem na pouca variedade dos temas.
Atualmente, as crianças entram na escola cada vez mais novas, pois os pais trabalham fora. No entanto, a brincadeira livre não é aplicada na maioria das pré-escolas. “Alguns pais fazem questão de receber as tarefinhas feitas pelos filhos. Comentam que não querem pagar para deixá-los brincando”, diz Roseli. Não é necessário deixar a criança em uma brinquedoteca para que ela brinque.
O importante da brincadeira livre é a interação da criança com o brinquedo e uma outra pessoa, por isso até na hora do banho ou da alimentação isto pode ser feito pelos pais. Deve-se oferecer um brinquedo apropriado para a idade da criança e que desperte a atenção dela; entrar na fantasia da criança e ajudá-la a descobrir e construir seu mundo.
Temos que lembrar que a criança não é um mini adulto, para ter uma agente tão lotada de atividades dirigidas durante o dia e deixando de lado uma caracteristica muito importante que a criança tem naturalmente, que é a criatividade!

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